BLOG

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Maltodextrina vs Banana |PÓS-TREINO|


Os Hidratos de Carbono são fundamentais para uma boa recuperação pós-treino, ora porque baixam os níveis de cortisol, ora porque irão repor os stocks de glicogénio (hepático+muscular), no fundo ajudam-nos a melhorar a resposta adaptativa ao treino.

Sem dúvida que se por um lado é um macro-nutriente que é posto de lado por muito consumidor de suplementos (na maioria dos casos é colocado de parte porque o consumidor tem medo de ganhar gordura corporal), por outro lado mesmo aqueles que tentam ingerir alguns HC depois do treino não sabem qual escolher.

A maltodextrina tem um IG de 105 e para melhorar a recuperação é sem dúvida melhor que a banana na medida em que a maltodextrina é HC complexo que após absorvido chegará até à célula para formar ATP (a glicose é a forma mais eficaz do organismos formar ATP).

A banana, por seu lado tem um IG que varia consoante o seu estado de amadurecimento e é constituída por sacarose e por uma combinação de glicose+fructose e nesse sentido, a fructose acaba por não ser o açúcar ideal para recuperar de um treino na medida em que não entra na via da glicose aeróbica para a formação de ATP.

De qualquer modo, podemos obter vantagens na ingestão da banana (madura) + maltodextrina no pós-treino já que a banana tem um potencial alcalino no organismo e além disso a banana é rica em micro-nutrientes importantes (como o magnésio e o potássio que são muito importantes no processo de recuperação).





GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários :

Enviar um comentário