BLOG

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Colagénio - A Proteína Esquecida


O Colagénio é dos suplementos alimentares mais apreciados pelo público feminino e essa popularidade deriva das suas comprovadas propriedades anti-rugas (1, 9), já que pele (que é o nosso maior órgão) tem no colagénio o seu principal componente. Mais do que apenas a nossa pele, o colagénio é a proteína mais abundante do Reino Animal.

O Colagénio é uma fonte de aminoácidos não essenciais: glicina, prolina e lisina e que é altamente digerível, absorvido e distribuídos nos diferentes tecidos do corpo humano. (2)
Pelo facto do colagénio ser constituído por aminoácidos não essenciais, ou seja, por aminoácidos que o nosso corpo pode sintetizá-los a partir de outros, e depois usá-los para produzir o nosso próprio colagénio, isso não quer dizer que não beneficiamos com um aporte directo na nossa dieta, já que a síntese de colagénio diminui com o avanço da idade (3) e o nosso corpo é incapaz de produzir glicina, em quantidades que satisfaçam as nossas necessidades diárias de síntese do colagénio. Isso mesmo é referido neste estudo "a glicina é um aminoácido semi-essencial e que deve ser tomado como um suplemento nutricional para garantir um metabolismo saudável." (4)
Mas o Colagénio é muito mais que um suplemento que serve para manter a pele com aspecto saudável, já que:
- Mostra-se um excelente aliado para evitar a perda de força e sarcopénia em homens idosos (5)
- Num estudo com a duração de 24 semanas, a intervenção dietética com Colagénio mostrou-se eficaz em reduzir a dor articular em Atletas (6.)
- Melhora a qualidade de sono (7)
- Pode ser um agente terapêutico com potencial utilidade no tratamento de Osteoartrite e Osteoporose, com a vantagem de ser seguro mesmo usado a longo prazo (10)
Os suplementos alimentares devem servir para nos adaptarmos melhor ao mundo moderno onde vivemos, onde o estilo de vida e os hábitos alimentar são cada vez mais diferentes do que aqueles que tivemos durante a maior parte do tempo da nossa existência como seres humanos.
Num ambiente ancestral, não precisaríamos de um suplemento como o Omega-3. Mas, para o estilo de vida actual e dieta ocidental, a resposta provavelmente será: SIM, para a larga maioria da população.
Num ambiente ancestral, não precisaríamos de um suplemento como a Vitamina D-3. Mas, para o estilo de vida actual e dieta ocidental, a resposta provavelmente será: SIM, para a larga maioria da população.
Num ambiente ancestral, não precisaríamos de um suplemento como a Vitamina K-2. Mas, para o estilo de vida actual e dieta ocidental, a resposta provavelmente será: SIM, para a larga maioria da população.
Num ambiente ancestral, não precisaríamos de um suplemento como os Probioticos. Mas, para o estilo de vida actual e dieta ocidental, a resposta provavelmente será: SIM, para a larga maioria da população.
O caso do Colagénio está inserido nestes casos!
Actualmente somos uma sociedade onde abunda o desperdício e que vive na abundância já que apenas comemos a parte muscular dos animais que nos servem de alimentos e deitamos fora tudo o resto que durante milhares de anos sempre aproveitamos (pele, ossos, articulaçãoes, ligamentos, vísceras) para nos nutrirmos e que inclusivamente, na natureza, contínua a não ser desperdiçado. 
Deixamos de comer a pele, que é uma fonte importante de colagénio, por ser rica em gordura (ainda o demónio das "dietas" ricas em gordura a fazer das suas!), deixamos também de comer as Vísceras, os Ossos (por exemplo através do aclamado, pela cultura paleo, caldo de ossos!), e que pode fazer parte de uma estratégia para melhorar a saúde óssea e cardiovascular como é referido neste estudo que tantas vezes aqui já publicamos: "Nutritional strategies for skeletal and cardiovascular health: hard bones, soft arteries, rather than vice versa" (8).

Caldo de Ossos, fonte natural de Colagémio.
Posto isto poderemos e deveremos ter no Colagénio, um suplemento ou um alimento a ter em conta

GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários :

  1. Buy 100% undetectable counterfeit money uk
    Are you looking for how to buy counterfeit money online from legit supplier? Then, you are at the right place. At Top-Notch Counterfeit you can buy high-quality counterfeit money that is undetectable.Hence We offer fake money for sale, counterfeit money that looks real and is very hard to tell from the real ones.Trust us for top notch counterfeit money for sale. No matter the quantity you need, we can deliver fake money to you in no time. There is no need to search for a reputable fake money seller when you have us. We sell counterfeit money that looks real. Buy fake money online from us and get the satisfaction you need.
    Contact us via
    Website: www.topnotchcounterfeit.com
    Email: info@topnotchcounterfeit.com
    WhatsApp number: +1(318)500-3487
    Web link: https://topnotchcounterfeit.com
    Product Link: https://topnotchcounterfeit.com/buy-undetectable-counterfeit-uk-pounds-online/

    ResponderEliminar