BLOG

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Whey Protein - Uma verdadeira mais valia



A Proteína Whey não deve ser vista como um alimento real, mas sim como um suplemento já que o leite de Vaca, tem apenas cerca de 3% de proteína, sendo que desses 3% apenas 20% correspondem à parte proteica do Soro do Leite. Portanto estamos a falar de uma parte muito pequena do Leite.

Num primeiro processamento do soro, obtemos o concentrado proteico do soro de leite. Nesta filtração encontramos algumas quantidades de gordura e lactose e, consequentemente, menor % proteína (geralmente entre os 70%).

Ao remover a gordura e praticamente toda a lactose obtemos a proteína isolada, muito mais pura em proteína (cerca de 90% de proteína), mas também mais cara, e sobretudo mais Processada.

Ultimamente as proteínas hidrolizadas estão na moda devido à sua superior concentração em Leucina e por serem hipoalergénicas. As longas cadeias de proteínas são "pré-digeridas", tornando sua digestão e assimilação ainda mais fácil e rápida.

Mas se o utilizarmos como suplemento que é, pode ser uma mais valia real.

E que benefícios nos aportam as Proteínas Whey:
- Ganho de Massa Muscular (1)
- Perda de Gordura Corporal (1)
- Boas propriedades anti-cancerígenas (2)
- Diminuição da pressão arterial (3)
- Melhoria do sistema imunitário (4)
- Melhoria de indicadores inflamatórios em pessoas obesas (5)
- Aumenta a saciedade (6)

São realmente uma mais valia nos períodos à volta do treino por:
- Velocidade de Absorção, absorvendo 8-10g por hora, a título de exemplo a proteína do Ovo absorve apenas 2g por hora
- Elevada Velocidade de esvaziamento gástrico
- Aumenta a proliferação das Células Satélites.  Imediatamente após o treino, estas células são rapidamente activadas, proliferam e fundem-se para formarem novas fibras musculares. (7)
- Insulinotrópica, melhorando a resposta de adaptação ao treino.
- Elevado teor de aminoácidos essenciais e de Leucina

Mas a Whey Protein é mais que a soma dos seus aminoácidos sobretudo o Concentrado do Soro do Leite que é a parte da proteína menos processada e que tem impacto positivo na saúde a vários níveis. O seu aporte de cisteína aumenta a produção de nosso antioxidante mais poderoso: a glutationa. A Glutationa reduz o stress oxidativo e é conhecida pela sua capacidade anti-tumoral.

O concentrado do soro do Leite com todas as vantagens que os seus compostos bioactivos nos aportam e que estão muito menos presentes, por exemplo, no Isolado do Soro do Leite:
- Lactoferrina, com papel importante no metabolismo do ferro, que permite que o ferro não fique disponível para Virus e Bactérias. Tendo importante efeito Anti-microbiano e anti-inflamatório.
- Lactoglobulina, (no leite materno é a mais abundante) e talvez por isso seja das que mais benefícios nos pode trazer
- Imunoglobulinas, ajudam a controlar a inflamação, a obesidade e ajuda a proteger contra vírus e bactérias

Pelo facto de estimular a insulina (ao contrário das proteínas estruturais), pela sua elevada concentração em Leucina, por aumentar a proliferação das células satélite e por todos os seus compostos bioactivos fazem da Proteína do Soro do Leite a Rainha das Proteínas nos períodos à volta do treino (antes ou depois).

Mas atenção, nem todas as proteínas whey são iguais e algumas marcas gostam de "enganar" os clientes, com o reconhecido método Amino Spiking que não é mais que uma adição de aminoácidos de baixo custo para o produtor à formula com Soro do Leite.
Se digeres bem a lactose o nosso conselho é que optes pelo concentrado do Soro de Leite, mas caso tenhas algum problema com a digestão da lactose procura uma proteína isolada do soro de leite, de preferência com poucos adoçantes e/ou sabores artificiais, como é o caso da PFN MyWhey DIAMOND, podendo e devendo "adoçar" com diferentes frutas consoante seja o teu objectivo.

Referências.
(1.) A whey-protein supplement increases fat loss and spares lean muscle in obese subjects: a randomized human clinical study
(2.) A role for milk proteins and their peptides in cancer prevention.
(3.) Whey protein lowers blood pressure and improves endothelial function and lipid biomarkers in adults with prehypertension and mild hypertension: results from the chronic Whey2Go randomized controlled trial1,2
(4.) Whey Protein Supplementation Improves Nutritional Status, Glutathione Levels, and Immune Function in Cancer Patients: A Randomized, Double-Blind Controlled Trial.
(5.) Acute effects of whey protein isolate on blood pressure, vascular function and inflammatory markers in overweight postmenopausal women
(6.) Whey proteins in the regulation of food intake and satiety.
(7.) Whey protein supplementation accelerates satellite cell proliferation during recovery from eccentric exercise
GOOGLE +
Proxima  → Página inicial

0 comentários :

Enviar um comentário